4 found
Order:
  1.  25
    A amizade nos limites da simples moral: a concepção kantiana de amizade em relação à humanidade.Jean Christophe Merle - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (4):79-90.
    A concepção kantiana de amizade representa um momento decisivo na história das teorias da amizade. Contra os atuais intérpretes de Kant, neste artigo tenta-se mostrar que Kant abandona a concepção tradicional de amizade como uma relação dentro de um grupo aberto, e o seu ideal é a amizade em relação a toda a humanidade. Para mostrar isso, é preciso diferenciar acuradamente os elementos psicológicos da amizade, que Kant assume das teorias da amizade anteriores e simplesmente desenvolve, dos elementos genuinamente morais (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  18
    Liberalismo y derecho a la inmigración.Jean Christophe Merle - 2002 - Isegoría 26:45-57.
    Hoy en día la mayoría de los teóricos liberales o no consideran el tema de un derecho general a la inmigración o simplemente lo rechazan. Esto contradice no sólo la doctrina tradicional del derecho natural, sino también principios actuales de justicia tales como el principio de la diferencia postulado por Rawls. En el presente artículo se propone el siguiente experimento mental: comparar la situación imaginaria en la que la inmigración proveniente del Tercer Mundo estuviera permitida sin restricciones, pero en la (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Mill: a nação e o debate atual sobre a globalização.Jean Christophe Merle - 2007 - Conjectura: Filosofia E Educação 12 (1):9-32.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O mal em um mundo sem Deus.Jean Christophe Merle - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1):83-100.
    À luz da secularização da sociedade, que marcou a época moderna e a contemporânea e, sobretudo, com a larga difusão do ateísmo, trata-se de discutir a questão do mal, mostrando, por um lado, que a crença em Deus poderia atribuir uma importância cada vez maior à questão do mal, mas, por outro, poder-se-ia esperar, à luz da influência do ateísmo, que o mal assumisse uma significação inédita, ou seja, o deslocamento da questão do mal, exclusivamente, à perspectiva moral. Neste artigo, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark